Energia solar

Luminária Solar Alya 1000 LM – Komeco

Luminária Solar Alya 1000 LM – Komeco

A Luminária solar Alya da Komeco, permite você tenha iluminação em sua residência ou condomínio sem gastos extras na conta de energia. E o melhor de tudo, com sustentabilidade e energia limpa, renovável. A linha de luminárias a base de energia solar é ideal para iluminação externa!

Características da Luminária Solar Alya

  • Material: Aluminio + ABS
  • Painel solar: Monocristalino 0,5W
  • Fonte de Luz: 20*LED OSRAM 1000LM (4000K)
  • Bateria: Ni-Mh recarregável
  • Capacidade: 1*2000mAh 3,7V
  • Acionamento: Fotocélula crepuscular
  • Garantia: 1 ano
  • Peso: 170g
  • IP65/ IK10
  • Tempo de iluminação em dias chuvosos: > 10 dias
  • Eficiencia: 190lm/W
  • Modo de controle: Botão interruptor, ON/OFF Longo pressionamento 1,5s.
  • Modos de operação:
    M1:0LM + PIR 1000LM (10S)
    M2:20LM + PIR 1000LM (10S)
    M3: 20LM

Como funciona a Luminária Solar Alya:

Possui um painel que converte a luz do sol em eletricidade. Enquanto durante o dia, a eletricidade convertida é armazenada na baterias Ni-Mh recarregáveis. Em seguida, à noite, a luminária solar é alimentada pelas baterias usando a eletricidade que foi armazenada durante o dia. Contudo o tempo de operação depende da localização geográfica, condições meteorológicas diárias e estação do ano. Por exemplo, ela absorve menos luz solar no inverno resultando em um tempo de operação reduzido.

Como escolher o local de instalação:

Primeiramente instale em um local com luz solar direta e completa. Do mesmo modo garanta que o local de instalação está longe de outras fontes de luz noturna, como como lâmpadas de rua ou varanda. Essas fontes podem impedir que a luminária solar ligue automaticamente.

Tempo de recarga da bateria:

Para um desempenho ideal, é melhor instalar a luminária solar em plena luz do sol direta e deixa-la carregar de 10 a 12 horas antes da primeira utilização. Deixe a luminária funcionar pelo menos 10 dias de carregamento e descarregamento completo para atingir a capacidade máxima da bateria. A bateria possui um número finito de ciclos e vão perdendo sua capacidade de armazenamento e sua autonomia com o tempo vai diminuindo, isso é um processo de desgaste natural.

Instalando a luminária solar:

    • 1. Primeiramente escolha um local que receba o máximo de radiação solar durante o dia. Se o seu modelo for do tipo espeto, prepare o solo umedecendo-o e afofando-o para que o espelho não quebre ou entorte ao ser instalado. Caso seja um modelo de fixação em parede, certifique se a parede pode ser perfurada e se possui rigidez suficiente para sustentar o objeto fixado. Para modelos de luminárias miniposte, meça o diâmetro da haste metálica para adquirir uma que seja própria para o tamanho da luminária adquirida, lembrando sempre de respeitar a altura máxima de instalação sugerida. De preferência opte por uma haste de aço ou alumínio tratado para evitar corrosão do material com o tempo.
    • 2. Em seguida gire e remova a tampa superior da cúpula no sentido anti-horário. Remova a guia de isolamento da bateria para acender a luz. (APENAS PARA A PRIMEIRA UTILIZAÇÃO)
    • 3. Quando ligar o interruptor em on, aluz acenderá no modo normal. Ao posicionar o interruptor para Flash(se a opção estiver disponível), a luz estará no modo de chama intermitente. Quando posicionar o interruptor no modo off, a luz parará de funcionar.
    • 4. Então encaixe a cabeça da luminária girando a peça na cúpula, encaixe a haste na cúpula, encaixe a haste na cúpula e o espeto na haste.
    • 5. Fixe firmemente a luminária no local segurando o produto pela haste.

Atenção: Não se apoie no produto ou sobre o painel solar ou cúpula da luminária, pois isso pode danificar ou ocasionar a quebra do produto.

Dicas de armazenamento:

Durante o armazenamento prolongado, a luminária solar orion deve ser totalmente descarregada e recarregada uma vez por mês ou deve ser substituído por uma nova bateria recarregável quando for usada definitivamente. Para melhor desempenho e maior vida útil da bateria, não armazene períodos prolongados.

Limpeza do painel solar:

É importante que o painel solar seja mantido livre de sujeira, folhas e outros detritos ou mesmo neve, pois isso não permiti que a bateria recarregue totalmente e, portanto, não produza tanta luz a noite. Isso também pode encurtar a vida útil da bateria. Limpe regularmente com pano úmido ou papel toalha. Verifique a bateria periodicamente ao longo do ano, especialmente após o período de inverso e substitua se você precisar por uma da mesma especificação.

Substituindo a bateria da luminária solar:

  • 1. Torça e remova a carcaça da tampa superior.
  • 2. Remova a tampa da bateria. Substitua a bateria antiga por uma bateria recarregável nova.
  • 3. Recoloque a tampa da bateria e a cúpula.

Recicle a bateria usada e descarte-a

Não descarte a bateria em aterros municipais, não abra, não fure, não queime e nem cause curto, visto que podem explodir. Descarte as baterias de acordo com o regulamento local, estatal e federal. Não contém metais tóxicos. Recomendamos que não misture baterias novas com velhas. Não misture baterias alcalinas, padrão (zinco-alcalina), nem recarregáveis (níquel-cadmio ou níquel hidreto metálico) com as baterias de lítio fosfato de ferro. Todo consumidor/usuário final deve devolver sua pilha usada a um ponto de venda ou assistência técnica credenciada, conforme resolução Conama 401 de 04/11/2008.

Erros

Primeiramente, quando você receber sua luminária solar orion, remova a aba de isolamento da bateria e coloque a tampa da luminária de cabeça para baixo na mesa para mantê-la na escuridão e verificar se as luzes acenderão ou não. Se a luminária está acendendo, por favor, coloque as luminárias em área ensolarada (sem sombra) para absorver a luz solar direta total.
Se a luminária não ascende, reinicie a bateria ou aguarde pelo menos 3 dias e noites de carregamento e descarregamento para que a bateria carregue em sua capacidade total máxima.